#GênerOpinando sobre tudo // ''A Maldição do Segundo Livro ''

1/21/2014

Pessoas! Hoje lhes apresento uma nova coluna no blog, preparados ? o GênerOpiando é uma coluna onde vou falar assuntos que eu vejo por aí e quero abordar pra vocês. Pode envolver qualquer gênero, tipo um especial de curiosidades de distopias que está na minha mente ou uma simples '' investigação '' sobre qualquer gênero e o que vier na '' caixinha de surpresas '' que é minha cabeça. Estou preparando o especial de distopias e estou me divertindo muito com os posts, principalmente com uma ideia que me surgiu . Mas, hoje iremos tratar de tudo e meu tema escolhido foi a tão falada Maldição do Segundo Livro.

Enfim, faz um bom tempinho que li uma resenha no Seja Cult  ( não lembro o livro, mas sei que era uma continuação ) e enquanto estava lendo os comentários, li um em que a pessoa falou que ficava feliz pelo livro resenhado não ter sofrido a '' maldição do segundo livro '' , pois tem muitas séries e sagas, em que o autor perde o foco na continuação e a estória decai e divaga. É claro que isso não acontece em todos ,mas constatei razão e resolvi procurar mais por esses livros '' amaldiçoados '' e sobre a tal maldição também.
Devo dizer que inseri minha opinião em algumas partes e uma parte da '' maldição '' ou mais considerado clichê que acontece nas continuações .
Espero que gostem!
PS. Podem conter spoilers do segundo livro de alguma série!!

'' A Maldição do segundo livro é basicamente o que rola com a maioria das pessoas que lê na maior parte das vezes séries . O segundo volume é na maioria das vezes definido como ' fraquinho ' , aquele que não tem tanta graça e o que perde alguma coisa que te encantou no primeiro, mas que não está mais encantando agora. Os personagens amadurecem, temos uma nova aventura ou uma continuação de trama. O que pode acontecer é que a leitura não é mais como o esperado, e então as expectativas não são totalmente atingidas.''


Quando eu estava tentando formular uma resposta, pensei até no marketing ou só na fama, não estou reclamando de ninguém, mas quem visse de um lado só superficial parece até aquele draminha de '' o primeiro livro já foi um sucesso, só escrever qualquer coisa que os leitores vão ficar feliz '' , não conheço tantos autores ( como eu gostaria rs ) mas, acho que isso pode até ser verdade com alguns, sei lá. Mas, também acho que os autores também se empenham em fazer aquela continuação que valha a pena, para que nós continuemos a gostar da trama que está se desenvolvendo. Quanto mais eu pesquisava, parecia que essa coisa de o segundo livro ficar mais fraco, perder o foco era mais ou menos um mistério. E eu realmente não consigo descobrir o que faz essa maldição ser aplicada a tantos autores ( não são todos, mas a maioria tem algum probleminha ) . Na opinião de alguns e dando uma pesquisa a resposta ficou essa aqui :


'' O segundo livro é a transição de entre a introdução ( primeiro livro ) e o final super empolgante ''


Não sei se é a solução exata da dúvida sobre a '' maldição '', mas pra mim já explicou uma boa parte. Pois bem, aí vai alguns livros '' amaldiçoados '' de acordo com os que eu já li e em colocação : 

1- Tormenta- Lauren Kate

                                                               
Normalmente as pessoas começam pelo terceiro lugar, mas não aguentei e fiz assim mesmo. Pra mim Tormenta foi literalmente uma tormenta! Digo logo que amo as capas da série da Lauren, mas Fallen não foi uma das minhas melhores leituras. Não sei o que é que me faz não gostar dos livros, a escrita é bem legal e a diagramação é linda! Mas, minha confissão é que abandonei a leitura. Perdi a vontade de continuar a ler o resto da saga e pra mim Fallen foi bom e podia melhorar, mas não aconteceu pra mim. O primeiro livro deixa intrigas e um monte de interrogações, mas no segundo só achei que a autora enrolou muito .

2-  Quase Pronta - Meg Cabot

Acho que a única coisa que realmente salvou esse livro foi algumas '' tiradas '' engraçadas que só a Meg sempre sabe fazer. Já postei resenha do primeiro livro, A Garota Americana  , e de tão decepcionada que estava nem consegui escrever uma resenha recente para Quase Pronta que é o segundo livro. Em A Garota Americana eu falo logo que não recomendo muito o segundo, mas gente é sério mesmo, esse livro era completamente desnecessário! Eu gosto muito da Meg, mas eu nunca vi tanta enrolação! Samantha ( a protagonista ) me tirou do sério e me fez ter vontade de gritar, me descabelar e sei lá... jogar o livro na parede ( acho que eu não teria coragem, mas... ). A narração divagou completamente, eu repito que se não fosse as partes de comédia o livro ia se tornar pacato . Não recomendo!

3. Crescendo - Becca Fitzpatrick


Resenhas : Sussurro / Crescendo
Em comparação aos outros dois livros que comentei, Crescendo poderia ser considerado um favorito porque eu realmente havia adorado o primeiro o livro e tinhas expectativas lá no céu para o segundo. O problema que vou falar é um que depois também vou abordar aqui, que é o tal ciúmes. Prontinho! Susurro acaba e o casal protagonista está ali juntos felizes quase tipo contos de fadas , e aí aparece algum problema geralmente clichê que acaba com a alegria . Uma característica horrível é que nesse livro, Nora se acha determinada em várias situações e no final de cada uma delas ( mesmo estando brigada com Patch ) quer que ele a salve! Ta bom, que ele virou o anjo da guarda dela, mas aí oquê ? Patch vai salvar a Nora para depois ela jogar na cara dele que sabe que ele está com outra e blábláblá ? Já terminei a série, até que gostei do livro, mas realmente preferi o primeiro.

 E então já se decepcionaram com continuações ? Quais são seus livros '' amaldiçoados '' ?



Sobre a ''Maldição'', também vi esse vídeo no canal Ler Vicia  , não sei o nome do vlogueiro ( é assim que se chama ?! ), mas ele também abordou o mesmo tema que eu e eu achei bem interessante, pra quem quiser vê o vídeo pode clicar aqui.

Beijos!
























4 comentários:

  1. Cara, o segundo livro de Jogos Vorazes não é nada fraco. Pra mim é o melhor livro da Trilogia. Quem iria imaginar que aquilo iria acontecer??? Concordo que muitas vezes o segundo livro não segura o nível do primeiro, mas há exceções. =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah eu fiquei totalmente decepcionada com as continuações da série "Os Imortais". Amei tanto o primeiro livro, mas odiei tanto o segundo que desisti da série.
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não li nenhuma dessas séries que vc citou, mas já aconteceu de eu me decepcionar com alguns segundos livros... O pior caso foi o de Pandemônio, que é o segundo da série Delírio. Gostei muito do primeiro, mas o segundo, apesar de continuar com uma história legal, foi prejudicado pelo estilo de narrativa que a autora optou.
    Mas tb tem uns segundos livros que me agradaram ainda mais que os primeiros, como Insurgente (da trilogia Divergente) e A Primavera Rebelde ( da série Queda dos Reinos).
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  4. É, não é tão incomum de ter continuações piores que o primeiro livro. Tem alguns autores que parecem querer enrolar para prolongar a história e acabam não indo a lugar nenhum, fica chato.

    Mudando de assunto: Indiquei o blog para um TAG que achei bem legal. Dêem uma olhada depois, vejam se gostam. Se já responderam, peço que desconsiderem a mensagem.
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2014/01/tag-primeiro-e-ultimo.html

    Abraços!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...