[Resenha] De Volta aos Quinze - Bruna Vieira

3/07/2014


"Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet."
"- Quantas vezes mais eu preciso quebrar meu coração para ele se encaixar no seu? - perguntei, ainda com os olhos fechados.
- Nenhuma - ele respondeu baixinho no meu ouvido.
E nos beijamos de novo. E mais uma vez."


Quem é que nunca ouviu falar da Bruna ? Uma das melhores blogueiras, autora de diversos textos e que faz vídeos excelentes e que até ajuda outros blogueiros! Com o sucesso do blog e do livro, o Depois dos Quinze,  a colunista da Capricho publicou o primeiro livro de uma série. Confira agora o que eu achei de De Volta aos Quinze, livro da Bruna Vieira :

Simplesmente decepcionante.

Acho que todo mundo já teve aquele livro que ficou com as expectativas no céu e assim que começa a leitura se vê despencando lá de cima ? Primeiramente, conhecemos Anita, uma mulher de 30 anos que é imatura e irresponsável como uma de 15 , ela é apaixonada por fotografia, está com impaciência para o trabalho chato que leva, e simplesmente anda atolada em contas.
No dia em que sai de casa para uma viajem para Minas Gerais, com o objetivo de chegar á tempo para o casamento da irmã, ela só pensava na sua vida fracassada e como iria atrás de outro apartamento quando retornasse, já que seria despejada. Lá, acaba reencontrando uma prima que era muita amiga no passado e seu melhor amigo que estava em Londres, Henrique.
Mas, esses reencontros são causaram conflitos internos a Anita, que depois de olhar atenta para todas as escolhas que tomou, repensa direito que tomou as essas decisões, corretamente. 
O pensamento de '' e se... '' fica em sua cabeça, e através do endereço da web do seu primeiro blog, acaba sendo levada de volta ao passado e acaba por pensar que talvez tenha uma segunda chance para concertas as coisas, ou piorá-las ?


Passamos a vida inteira assim, nos adaptando ao mundo. Acumulamos pessoas e histórias que um dia vamos contar para alguém. Mas, e se, por um segundo, pudéssemos fazer o caminho inverso? Ler nossa própria história e escrevê-la novamente? Ontem, com a cabeça de hoje. Será que isso resolveria? Seria essa a fórmula da felicidade? A solução de todos os nossos problemas?
 Olha, sabe aqueles livros que tem frases belíssimas, capa perfeita, diagramação e detalhes bem feitos, mas o conteúdo nos dá vontade de agarrar os cabelos e soltar um '' Porquê ?! '' melancólico ? Eu adoro os livros da Gutemberg e acho que sempre a editora fez e faz um excelente trabalho, mas gente é sério, acho que a Bruna é uma excelente blogueira mas não tem boa capacidade para a escrita. Primeiramente vou colocar meu lado crítico : ela quis colocar muitas '' frases de efeito '' no livro, o que deixou a protagonista pacata e dramática, as frases são lindas ? sim! Mas não se encaixou no contexto, estávamos lendo o capitulo, a Anita narrando algum fato e lá vem a parte que ela sempre lamenta, é hesitante e nos deixa com o cabelo em pé!
Outra coisa : os personagens ficaram muitos superficiais, até a própria protagonista. Muita gente conhece a história da Bruna e como ela foi para São Paulo, Anita parece ter praticamente a mesma história de vida, sendo que é uma mulher de 30 anos que é extremamente imatura e inocente de mais para sua própria idade! O romance também não foi tão bem trabalhado, ficou fofinho, mas extremamente rápido e confuso, o final foi tão estilo flash que eu praticamente embolei nas palavras. Acho que é comum que é uma série ( o que eu não gostei da ideia ) tenha algumas perguntas não respondidas e deixe essas respostas para a continuação, mas achei que a Bruna em vez de pelo menos '' preparar o terreno '' para que as respostas apareçam ou para que achemos nossas próprias conclusões, fez com que a linha só formasse mais um nó colocando mais perguntas na cabeça do leitor e deixando a leitura cansativa, enigmática e praticamente sem nenhuma pista para resolver o enigma.
Eu sei que realmente critiquei, mas sério! Eu realmente esperava mais já que ela está publicando nesse primeiro bimestre seu terceiro livro, gente! Acho que ela só tem realmente público para essas obras, por causa do Depois dos Quinze.
A diagramação em si é linda! :


Foto pega no Google Imagens. Se for sua, avise que será creditado!




  Protagonista 


Anita. Eu gosto tanto desse nome <3 data-blogger-escaped-span="">
Mas, não gostei da personagem. Ela era pra ser uma mulher de 30 anos e realmente acho que com 30 já sabemos um jeito de lidar com as coisas pelo menos um pouco mais de responsabilidade! Não é o comecinho da vida de gente grande, e não é como se você tivesse completado 18 anos no dia anterior e agora comemorasse porque pudesse beber ou dirigir. Pra mim com 30 temos perfeitamente maturidade. Anita é tudo menos essas coisas que citei, imatura, indecisa, inocente, irresponsável e dramática que dá nos nervos...
Na narração ela começa uma coisa e depois já divaga, dando vontade de ir até a garota ( vou colocar um termo melhor para classificar ) e dá uns tabefes!
Olha, eu não tô em TPM, mas ler esse esse livro nessa fase estressante da vida feminina...


  Mocinho


Henrique, o estudante de música que tão logo virou professor em Londres. Não sei direito como defini-lo, no começo gostei um pouco dele , mas ele parece meio incompleto, sabe ? Como um texto que o autor não tivesse tempo para terminar e escreveu aquela conclusão esfarrapada. É um personagem que me deixou confusa e perdida, não tem um jeito de caracterizar porque acho que ele é só um personagem certinho, que ama a melhor amiga, muito mais que um amor de um amigo mesmo...
Clichê. É uma coisa que o pode descrever. Fofo, apaixonado, mas enjoa um pouco.

 Trama

Falei, vou repetir : ideia boa, mas não desenvolveu de um jeito certo. Ainda adoro a Bruna, apesar de está criticando tanto... ( se tiver exagerado demais só é me avisar, é que acho que tô colocando pra fora o que eu senti com o livro... rs). Entendam, é como se ela quisesse elaborar uma ideia simples e tivesse saído tudo errado, não é um livro dito cujo sobrenatural, mas tem um pequeno toque do fora da normalidade , e sempre que autores abordarem esse tema, pra mim pelo menos ,tem que ter as explicações e '' estratégia '' para souber costurar os termos e fatos e os ligarem, trazendo coerência. Ainda mais para uma série que precisa ainda mais de atenção para não se perder na narração e acabar ás vezes com a chamada maldição do segundo livro, ou estragando todos as obras depois do primeiro.
Enfim, vou classificar como regular. Essa é a minha opinião, então quem já leu, não se esqueça de dizer o que achou! ^^


"E no final das contas amar é simples: encontrar alguém que realmente se importe."
Beijos!

12 comentários:

  1. Oi.
    Estou louca para comprar e ler esse livro, queria muito e amo essa capa <3 Já li Depois dos Quinze da autora e adorei hahaha.

    Beijos
    ótima resenha.

    Comente:
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-elevador-16-rodrigo-de-oliveira.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina!
      Obrigada ^^
      Olha, a capa é lindíssima, mas eu não gostei tanto assim não, então não tenho tanta vontade de ler Depois dos Quinze. Enfim, quando ler, não esqueça de dá sua opinião para eu ver!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Li, tudo bem?

    confesso que não tenho vontade de ler esse livro. Nada contra, mas acho que ele não faz o meu estilo. E saber que vc tb não curtiu não me encoraja em nada =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim, Kel :)
      Realmente, o livro virou pra mim uma decepção literária. Mas se um dia der a vontade, só para experimentar, não se esqueça de dizer sua opinião para eu poder ver!
      Beijos

      Excluir
  3. Eu já não estava muito afim de ler esse livro, mas depois da sua resenha fiquei totalmente desencorajada :P também amo e admiro a Bruna, mas como blogueira, e embora escreva super bem, ainda falta aquele "algo" pra classificá-la como escritor, enfim...

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente foi um das maiores decepções pra mim. A bruna é uma excelente blogueira e eu sempre vou adorar seus vídeos, tutoriais, resenhas , etc. Mas, realmente ? Acho que ela falta aquela coisa que só escritor faz, te levar para uma outra vida. E esse " algo " não ter na estória, desencoraja mesmo haha
      Beijos

      Excluir
  4. Conheço o blog da Bruna e vou te confessar uma coisa: a parte q mais odeio no blog são os textos dela. Acho muito infantil! Fora isso,, as dicas de organização por exemplo são uma das coisas q gosto. Por isso nem quis ler algum livro dela pois já sei q n vou curtir muito... N sou mais adolescente e toda vez que eu vejo uma resenha dos livros dela alguém diz que não e tudo aquilo então já percebo que não vou curtir muito principalmente pq a protagonista parou nos 15. E eu gosto de livros adolescentes ex: Paula pimenta. A diferença e que Paula Pimenta Pra mim e escritora!

    Comentário enorme :/


    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cam, amo o Depois dos Quinze (blog ) e também curto os vídeos, tutorias , dicas ... Os textos é algo que eu leio, mas também não é algo que curto tanto, alguns de vez em quando... Mas sinceramente ? Acho o mesmo que você. Vou concordar em tudinho que você falou e a Paula é simplesmente demais! Ela e tantos outros autores nacionais! Mas a Bruna, realmente me desagradou nessa parte.
      Beijos

      Excluir
  5. Não tenho vontade nenhuma de ler esse livro. Já não tinha, imagina agora com o que você disse. rsrs
    seguindo aqui, retribui?
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu desisti de ler esse livro de tanto ler os textos dela no blog que por sinal é meu blog favorito, fora esse detalhe dos textos super infantis...

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Eduarda. O blog é demais, mas acho que a Bruna pediu de mais de si mesma publicando livros. De Volta aos Quinze tem uma diagramação perfeita, mas faltou conteúdo.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...