[Resenha] Legend - Marie Lu

1/30/2014


De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.


Mentalmente, faço uma promessa silenciosa dirigida ao assassino:
"Vou perseguir você até o inferno. Vou vasculhar as ruas de Los Angeles à sua procura. Se preciso, vou procurar em todas as ruas da República. Vou enganar você, usar de truques, mentir, fraudar, roubar para encontrar você, atraí-lo para que saia do seu esconderijo, e persegui-lo até você não ter mais para onde fugir. Estou fazendo um juramento: Sua vida é minha" p. 45





Quem me conhece sabe, que depois que li Jogos Vorazes fiquei com alguma coisa, tipo uma paixão louca e favoritismo incrível por distopias. É claro que não li tantas séries distópicas como o esperado, mas sempre que me interesso por uma, minha wishlist aumenta e sabe se lá quanto é que está a minha lista de desejos agora...
 Legend eu conheci quando cliquei sem querer em uma resenha do livro, eu ia sair da página mas quando vi a capa achei ela interessante e é claro fui ler do que é que o livro se tratava. Desde já, gostei da premissa, mas depois eu esqueci do livro e só fui realmente lembrar de novo, foi em várias resenhas que praticamente começaram a '' pipocar '', li alguns quotes e quando achei ele e o segundo por uma promoção no Submarino comprei. E se tornou favorito!


Um livro muito bem escrito e intrigante, impressiona e nos deixa completamente obsessivos pela série! 
Pra quem já leu distopia já está acostumado : a república no poder que quer controlar a tudo e a todos e que nunca vai querer falhas no sistema, os que ficam a beira da miséria e os que só querem ser rebeldes.
Day, se classifica mais ou menos nesse último quesito. Para um bom governo é claro que precisa de uma certa divisão de trabalho, ou mais ou menos uma seleção para decidir qual universidade irá frequentar ou se irá frequentar ( tipo um ENEM ou concurso público ). Mas, excluindo toda a parte do livre-arbítrio todas as crianças com dez anos precisa fazer a Prova, e Day foi reprovado.
Era para ele ter morrido, mas por uma falha no sistema, ele consegue se tornar o ladrão mais procurado da República.
Do outro lado, June é a garota prodígio que foi a única a conseguir a pontuação máxima na Prova, seus pais morreram em um acidente de carro e a garota só conta com seu irmão, o capitão Metias , até que ele morre em um atentado. Pelas provas, temos o exato culpado : Day , e June jura pela vida do irmão que irá se vingar e procurar o criminoso aonde quer que ele estiver.
Mas, e se ela tivesse que prender a exata pessoa por quem iria se apaixonar ?
É possível que você e eu tenhamos um mesmo inimigo. E ele tenha nos colocado um contra o outro.
Primeiramente, Legend já ganhou pontos comigo pela sua narração sob dois pontos de vista. Estou bastante acostumada na protagonista feminina sembre narrar o ocorrido, ou como também já aconteceu só o masculino. É bastante difícil encontrar com os dois e na maioria das vezes, a autora só coloca as duas expectativas no segundo livro de uma série/saga , então quando a Marie Lu colocou essa '' chave mestre '' para começar a estória, eu já gostei bastante por poder saber um pouco mais sobre os dois protagonistas, e principalmente o seu jeito de pensar.
Outra coisa é que eu falo muito, eu amo romance! Sou praticamente descrita como romântica miserável e eu gosto muito quando se tem um relacionamento na trama, mas também sou mas crítica nessa parte. A Marie inicialmente iria fazer dois protagonistas homens, eu achei bem interessante ela ter mudado de ideia e ter criado a June, tanto é que ela mesmo disse que foi a June mesmo que lhe deu mais trabalho ( Entrevista no Seja Cult, clique aqui ) . Legend não tem aquele total foco no romance, como na maioria das séries, sendo uma coisa bastante original na distopia que foi criada e mais ainda entre tantas outras séries , temos uma narrativa visionária e as cenas de ação são tão detalhadas que me fez tem aquela sensação que eu estava praticamente devorando as páginas.
Marie, nos colocou na beira de um mistério e de meio que um '' caos '' que chega dá aquele frio na barriga, é um livro um pouco menor , mas não deixa lacunas nem faltas. A Capa é maravilhosa, as folhas com bom espaçamento, estou meio que apegada pela fonte e pelas cenas completamente cuidados e bem desenvolvidas. O romance não é foco, mas é um sentimento bem realísticos e trilhado para se desenvolver em meio a tudo que está acontecendo na trama, quem gosta de distopias não sei como ainda não correu pra comprar, quem ainda não gosta é uma ótima maneira de começar e me impressionou muito!
Recomendo.

Ele me beija suavemente a princípio e depois, como se estivesse querendo mais alguma coisa, ele me empurra contra  a parede e me beija com mais força. Seus lábios são quentes e muito macios, seu cabelo roça minha face. Eu tento me concentrar. Esta não é a primeira vez dele, que certamente já beijou outras meninas, e eu diria que muitas meninas. Ele… ele parece estar com falta de ar.


  Protagonista 

Fiquei em dúvida do que colocar, já que os dois ( Day e June ) são ambos protagonistas e narram a estória. Mas, como a autora começou com o Day, vou tomar a mesma decisão.
Uma característica forte no Day é a determinação, '' ele precisa daquilo, ele vai fazer não importa o quanto em risco esteja '' . Ele ama sua família, tira sarro dos soldados que não consegue prende-lo e se orgulha de ter sua foto pendurada como criminoso mais procurado, gosto de sua narração e como Marie Lu fez com que ele fosse aquele personagem com um pouco de sarcasmo e ironia, mas não deixa de esconder os sentimentos com aquele que gosta, acho que isso foi o que mais me impressionou : Um personagem construído com simplicidade, pode ser um dos melhores!
Minha mãe costumava ter a esperança de que eu renasceria de minhas humildes raízes, de que me tornaria bem-sucedido, e até famoso.
Famoso eu sou, mas não da forma que ela tinha em mente. 

  Mocinha

Quando comecei a ler a narrativa da June eu realmente não sabia se iria gostar dela, hesitei um pouco confesso, mas depois me impressionei com sua capacidade visionária e tão bem detalhada de '' contar '' a estória e não parecer aquela coisa pacata demais ( Porque detalhismo só em bom se for bem colocado e moderado ) ou até mesmo fria. Ela também tem um pouco de ironia, que não deixa a narrativa decair e perspectiva tão boa que me fez compará-la com Sherloke Holmes, o tão famoso investigador incrível , criado por Conan Doyle. Gosto pela forma com que ela não se deixa abalar completamente pela morte do irmão, de maneira alguma ela é uma personagem dramática que fazemos careta com tanta frescura, June é uma garota esperta que aos 15 anos perdeu a única pessoa que sobrou a qual ela confiava mais, e é movimentada a fazer justiça por seu irmão. 

 Trama

 Legend já se torna variada pela originalidade das ideias. A ideia dos opostos ( uma garota prodígio da republica e um criminoso revolucionário ) faz com que a premissa do livro seja intrigante e mais ainda avassaladora quando se lê. Com Marie Lu conhecemos os dois lados da moeda , o governo e a revolução , e Marie nos faz instigar por colocar em marca, a dúvida de uma verdadeira distopia : Qual é o certo ? A revolução pode causar a salvação ou o caos ?
Capa : 5,0
Diagramação : 5,0
Escrita : 5,0




Leiam porque não sabem o que estão perdendo!




Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day? - Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar  cada instante, pode morrer num instante e tudo se resume a um dia após o outro.













3 comentários:

  1. Ahhh eu super quero ler esse livro!! Sempre esqueço dele na hora da compra, mas eu tenho mta curiosidade em conhecer a série. Acho que até hoje nunca vi uma resenha negativa. Pelo que vc disse a trama é super original. Já vi que vou curtir mesmo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amantes de distopias! <3 kkkkk Não tem como não gostar né? Amo demais, mas assim como vc não li muitas ainda, mas fiquei viciada quando li Jogos Vorazes! Esse livro parece ser muito bom tbm, a cada resenha que leio dele mais vontade sinto de lê-lo, e farei isso em breve!
    Muito boa sua resenha!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É engrado, quando comecei a ler Jogos Vorazes, sim, eu não terminei, pensei em não ler mais nenhuma distopia, havia achado a história realmente cansativa, depois que eu li 1984 eu descobri que o problema não era com o gênero distopias, mas como o primeiro livro relacionado que eu tentei ler, notei que os livros voltados para um publico mais adulto me interessava bem mais, por esse motivo acabei nunca lendo Jogos Vorazes.
    Gostei da sua resenhas, vocês consegui tornar o livro realmente atraente e isso é muito legal, uma pena é eu não curtir esse tipo de distopia.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...