[Resenha] Dezesseis Luas - Kamih Garcia, Margaret Stohl

2/19/2014


Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."
         "Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos                                                        do que a amo nesse exato segundo."



Não gosto muito de conhecer um livro pelo filme. É uma coisa que eu tento muito evitar, pois sempre procuro ler antes de ver como ficou as tão famosas adaptações. Dezesseis Luas é um livro que aborda um tema que eu ainda não tinha visto muito, já que é a mitologia de vudu e conjuração. Magia e romance contados por um narrador masculino , dito cujo Ethan Water.

Ethan já tinha decidido : iria terminar o ensino médio e ir para uma faculdade bem longe de Gatlin. A cidadezinha no sul, típica de interior e '' fim de mundo '' é daquelas que sabemos o que acontece com tudo e com todos, onde todos da cidade se reúnem para ir a igreja aos domingos, celebrar um casamento, ou ir a um funeral. Só que o protagonista, esconde um segredo que o tormenta, sonha com uma garota que não conhece . É claro que tudo isso muda no primeiro dia de aula e a nova garota entra na Jackson, olhos verdes familiares e sobrinha do velho Ravenwood. Lena Duchannes era a garota dos sonhos de Ethan, e ele queria saber... Porque ?
Ethan vai descobrindo cada vez mais coisas sobre a vida de Lena e sobre a própria Gatlin, sobre sua ligação com Lena e os sonhos confusos. E então ele descobre que aos dezesseis anos, a garota nova da Jackson pode se tornar uma conjuradora das trevas ou da luz. E que nisso ela pode destruir todo mundo.

''O que você faz quando se dá conta de que tem sentimentos por uma garota que mal admite ser sua amiga? Uma garota que quase todo mundo que você conhece e odeia? Uma garota que compartilha dos seus sonhos, mas talvez não dos seus sentimentos?''

Interessante e peculiar.
Eu já tinha assistido o filme, antes do livro. O que provocou uma coisa ruim, já que quando comecei a leitura, presumi que seria uma estória maçante e sem tantas surpresas. No filme, eu já não gostei tanto da premissa, romance amaldiçoados não estava muito na minha lista de interesses e no final acabei dando três estrelinhas, por causa que gostei da atuação de alguns autores.
Muita gente se interessou por esse livro por causa da citação de vudu que tem na sinopse, na verdade eu não achei tanto vudu na estória, tem aquela coisa de espiritismo e a própria bruxaria. 
Enfim, eu gostei muito do livro, me surpreendi e não achei a leitura tão chata quando previa, a trama é bem construída e Lena e Ethan é um romance gostoso de se ler, e até mesmo fofo, só não gostei daquelas partes chatinhas de Eu amo você, quero ficar com você, mas você tem que ficar seguro. Cara, isso dá raiva!


 Protagonista 


Além do Percy ( de Percy Jackson e Os Olimpianos ), Ethan foi o único protagonista masculino que narrou o livro todo. Na verdade eu até gosto, as narrações são diferentese e sair da área de conforto é bem legal para buscar coisas novas ( '' experimentar novos ares '' rs ). É um garoto legal, que estava cansado de sua vida pacata e só queria viver como uma pessoa normal, que se encontra com os amigos no Starbucks ou que sua vida não é assunto do momento da cidade. Gosto dele porque ele observou que ficava sempre com os outros, tipo um maria vai com as outras e tudo isso muda com a chegada Lena. Ele é curioso e determinado, pra mim foram as principais qualidades.


 Mocinha

Como eu disse eu fiquei com raiva de Lena por sempre tentar afastar o Ethan desse mundo '' louco '' que ela vive. Obviamente, como todo amor proibido esses afastamentos dela não adianta de nada, e o amor entre os dois ainda fica firme e forte e só crescendo mais.
Ela adora poesia e escrever, e tem medo de machucar as pessoas que ama se for para as trevas. Achei que ela repetiu de mais essa coisa de que quer que todos se afastem por que vai para as trevas. Para vocês verem, ela repetiu tanto, que eu já pensava que ela queria mesmo machucar todos e ir logo para as Trevas. Ficou chato.
De qualquer jeito gosto da leve ironia que as autoras deram a ela, do jeito de ela ser diferente de todos e isso só tornar ela mais especial.

''Sacrifício. Não é o que chamaria de palavra moderna. As pessoas ouvem a palavra “sacrifício”, e ficam com medo de que algo seja tirado dele ou de que eles terão que desistir de algo que eles não vivem sem. Sacrifício, pra eles, significa perda num mundo que diz que podemos ter tudo. Mas eu acredito que sacrifício verdadeiro é uma vitória. Isso porque, é necessário livre arbítrio para desistir de algo ou alguém que você ama, ou de algo ou alguém que você ama mais do que a si mesmo. É uma aposta. Sacrificar não vai levar embora a perda e a dor, mas isso ganha a batalha contra a amargura, amargura essa que escurece a luz de todo o valor verdadeiro em nossas vidas.''



 Trama


Achei a ideia original e não vi nada para comparar Dezesseis Luas com Crepúsculo , como a própria propaganda do filme dizia. Tem magia, bruxas, maldição e romance. Poemas e a estória de um garoto que quer fugir do normal e de uma garota que só quer a normalidade. Amo essa combinação e o livro realmente me ganhou na trama. Eu recomendo, mas leiam sem ter expectativas demais , a ideia é original sim, mas isso não muda o modo como a premissa foi colocada no contexto. Margaret e Kamih fizeram um bom trabalho, mas tem alguns clichês típicos que dá pra superar. A edição da Galera Record está lindíssima! A capa é maravilhosa , mas vou dá uma aviso para o pessoal da revisão e diagramação, minha edição é econômica, mas de qualquer jeito veio travessões apagados e letras borradas.




A resenha não ficou tão boa, eu sei. Mas, espero que tenham gostado!
Lembrando que estamos precisando de colunistas!
Próxima resenha minha : De Volta aos Quinze da Bruna Vieira.

''Mesmo perdida na escuridão, meu coração irá encontrar você.''

Filme :

Acho que muita gente sabe, que existe o filme lançado ano passado.






2 comentários:

  1. Oi Li,

    Já vi o filme e não gostei. Agora fico com medo de ler o livro e me decepcionar também. Além disso, não é a minha temática preferida. Parece ser bom, mas não tenho muita urgência de ler.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Também prefiro sempre ler antes do que assistir aos filmes hehehe

    Acredita que eu nunca tive vontade, nem de ver o filme e nem de ler o livro? Mas adorei sua resenha, achei que ficou muito bem elaborada...

    Seguindo seu blog... Ficaria mega feliz se pudesse retribuir :)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...