[Resenha] Prodigy - Marie Lu

2/13/2014

Os opostos perto do caos. Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez. Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.

"- Povo da República! Eles continuam a me saldar com
vivas.. - Meu nome é Day .. Lutei contra as mesmas 
injustiças contra as quais vocês estão protestando hoje aqui.
Sofri as mesmas coisas que vocês. Como vocês vi meus 
amigos e família morrerem nas mãos dos soldados da República.
 - Passei fome, fui espancado e humilhado. Fui torturado, insultado e 
reprimido. Vivi nas favelas com vocês. Arrisquei a vida por vocês.
E vocês arriscaram suas vidas por mim. Arriscamos nossas vidas
por nosso país, não pelo país em que vivemos agora, mas
pelo país que esperamos ter. Vocês são todos, cada um de vocês, heróis..
(vivas eufóricos reagem as minhas palavras)
- Vocês confiam em mim? - grito. A multidão responde em uníssono.
( trechos das pág.281 e 282)



Atenção! Pode conter spoilers de Legend!





###
1 - Legend
2 - Prodigy
3 - Champion


Quem leu minha resenha de Legend, sabe o quanto eu adorei e se tornou favorita essa distopia. Na verdade, eu tinha comprado, ambos Legend e Prodigy em uma promoção da Saraiva, então assim que terminei o primeiro livro corri pra minha prateleira e já peguei a continuação!
Li os dois em exatos dois dias seguidos e hoje vocês podem conferir minha opinião sobre Prodigy. Espero que gostem!


June conseguiu salvar Day antes que ele fosse morto, com a ajuda dos patriotas. Mas, como nada dura para sempre, eles agora vão ter que ir para Las Vegas reencontrar Tess ( amiga do Day, a qual ajudava ele nas ruas ) e se aliar oficialmente aos patriotas para conseguirem achar e salvar Éden, irmão mais novo de Day.
June continua um pouco embaralhada, já que para alguém que sempre viveu e acreditou no governo, sua vida mudou inesperadamente quando tomou partido de um criminoso. Ela acredita que a República deve mudar, e quer vingança por seu irmão e seus pais e por viver '' cega '' esse tempo todo para a realidade.
Agora o Primeiro Eleitor ( dito cujo presidente ) está morto. E Day e June precisa dos patriota para resgatar Éden. Andem o filho do primeiro eleitor assumiu o cargo, mas a garota prodígio e o criminoso mais procurado da República terão que matá-lo para iniciar de vez a revolução? Ou o caos ?

  "Cada segundo agora é uma ponte entre a vida e a morte."

Avassalador. Eletrizante. Tenso. Acho que as palavras que mais se destacam nesse livro. Na verdade eu já sabia que Marie Lu não ia gastar energias nesse segundo volume, os personagens amadureceram e a estória continua continua sendo uma distopia '' cheia de surpresas ''.
Nesse livro, conhecemos as tão faladas Colônias, as quais travam uma guerra á tempos com a República, um pouco mais do universo dos Patritotas e o verdadeiro governo. Eu adoro a forma como a autora coloca o romance em meio disso tudo e nesse o relacionamento entre os protagonistas é um pouco mais tratado, junto com o mesclar de sentimentos que o livro representa : inveja, revolução, ciúmes também.
É um livro maravilhoso!

"Lembra-se de quando confiei em você, mesmo quando tudo que eu sabia a seu respeito me dizia que você era um inimigo? Dei a você o benefício da dúvida, e sacrifiquei tudo por aquilo em que acreditava." (pág. 214)


  Protagonista 


Novamente vou começar pelo Day. Sempre adorei o Day, ele é daqueles mocinhos fofo+bruto+lindo+apaixonante ( rs ). Mas em Prodigy senti que ele ficou um pouco mais hesitante e meio confuso também, principalmente em relação a June, a qual a maioria colocava desconfiança por ela ser uma ex agente da República e  mesmo assim por ela ter sacrificado toda a sua vida por ele.
Na verdade, teve algumas partes que eu o achei um pouco burro ( e deu vontade de dar uns tabefes ), mas de qualquer jeito ele assumiu os erros.
Isso é o que eu mais gosto dele, ele tem aquela honra e ego de praticamente todo homem  , mas mesmo assim assume quando está errado e sacrifica isso pelas pessoas que ama. Ele me irritou um pouquinho, mas o amor não diminuiu <3 data-blogger-escaped-br="" data-blogger-escaped-nbsp="">

  Mocinha


Dessa vez June foi uma protagonista que entrou nas favoritas. Marie, soube construí ela no ponto exato onde ela estava : com incertezas e desconfianças por conta da República que a enganou durante sua vida inteira, vazia em relação a tudo que ela acreditava e amava ter desmoronado e acho que confusa em relação aos sentimentos também , pois todas as pessoas que ela amava foram mortas. 
Dá pra ver, que ela tem certeza que sente alguma coisa pelo Day e quer mudar a República para melhor como todos, mas acho que é isso que eu mais a adoro : ela ser tipo Sherloke Homes , todos ali querem uma revolução, mas as consequências de uma revolução podem ser ruins também.
"Day me abraça mais forte. Sua mão acaricia meus cabelos e ele me embala suavemente, como se eu fosse uma criança. Aferro-me desesperadamente a ele, incapaz de recuperar o fôlego, sufocada pela febre, pelo sofrimento e pelo vazio."

 Trama


Amo que amo a trama criada por Marie Lu! Prodigy está mais tenso e eletrizante e a estória é daquelas que você não sabe o que esperar. Marie me fez esperar uma coisa em Prodigy e enquanto vamos lendo, tem tanta coisa acontecendo que a gente mal imagina, é como um quebra cabeça invisível que a gente só vai ver que o quebra cabeça estava ali quando aquilo foi desvendado, tipo um enigma dentro da trama.
Já digo e repito, leiam e vocês não vão se arrepender!


"Anden pode ser o homem mais poderoso da República, mas Day,
o garoto das ruas que não tem nada além da roupa do corpo e da
seriedade no olhar, é o dono do meu coração.

























3 comentários:

  1. Leio tantas resenhas positivas como sua para o livro e ainda não consigo me convencer. A história não me chama a atenção, sabe? Se um dia eu ganhar o livro, eu leio. Mas acho que não compraria por iniciativa própria.

    Adorei a playlist do blog ^^

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mariana! E mesmo assim eu vou continuar a recomendar Legend pra você. Também já senti isso em relação á alguns livros, e alguns destes acabaram sendo um dos melhores pra mim. Na verdade é meio que dependente de gostos e se você curte uma boa distopia, essa é uma das mais bem feitas!
      Beijão :3

      Excluir
  2. Eu li os livros dessa distopia e fiquei apaixonada, agora estou ansiosa pelo último livro espero que seja lançado logo, nunca gostei muito de distopia, mas essa trilogia fez eu gostar desse gênero e agora estou me preparando para ler Divergente.
    Gostei da tua resenha. Beijão!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...