[Resenha] Azar o Seu! - Carol Sabar

4/29/2014



Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... Azar o seu! vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser feliz.
'' Você precisa saber que é a garota por quem eu me apaixonei duas vezes. A primeira e a última. A única. Eu me apaixonei por você, Bia. Eu estou apaixonado '' Pág. 168




Título : Azar o Seu!
Autores:  Carol Sabar
Páginas :    368 - Editora Jangada.

Em alguns momentos da minha vida de leitora, acho que todo mundo teve aquelas '' ressacas literárias '' ou até mesmo ficou meio enjoada de alguma coisa pesada e quis tentar algo mais leve, não ? Eu estava com um apego em sobrenatural e depois de uma hora para outra me vi querendo algo para rir,chorar,suspirar, se apaixonar... E todos entre outros sentimentos que eu amo viver quando estou lendo. Até chorar eu gosto. Foi aí que conheci Azar o Seu! e pelas famosas críticas positivas resolvi dá um ponto a mais. E claro, AMEI!

AVISO : VOCÊ VAI SE ENGASGAR DE TANTO RIR!

Ana Beatriz Guimarães, ou simplesmente Bia, é uma completa azarada daquelas que parece que nem carma, vodu, ou mestre espiritual resolve! Depois de ser demitida por justa causa, que não é tão justa assim, da FB Logística, Bia ainda tem que comparecer ao funeral da esposa de um tio avô em Angra dos Reis, onde seu primo de 2º grau abaixou as calças para ela em pleno cemitério! Isso não é azar gente! É maldição #SóPode!
Auto-denominada iludida por ainda ser apaixonada pelo irmão de sua ex-melhor amiga de infância, Guga, que foi para Londres e passou 10 anos sem mandar um simples cartão postal. Bia, se vê na sua volta para casa, no meio de um engarrafamento onde... Acontece um tiroteio.
É claro que Bia ficou estática.Já era uma mulher em um ''maré'' de azar, então só podia presumir que sua hora tinha chegado e seu corpo iria ficar inerte na combi velha da floricultura do seu pai. Mas aí é que ela é salva, Guga, seu príncipe encantado da infância aparece para salvar a princesa trapalhona... Mas, ela não o reconhece. Em um ímpeto de '' preciso confessar tudo para ir pro céu em paz'' começa a contar sobre seu único amor e como é uma idiota por ainda amá-lo. Com uma nova identidade, ela começa a conhecer novamente o rapaz que sempre amou, enquanto Gustavo fica com medo de que se contar a verdade, Bia vai perder toda essa fascinação que pareceu começar a ter por ele.



“Que sorte, pensei, sentindo um friozinho na barriga.

Mas eu já deveria estar careca de saber que, na vida de uma azarada, a sorte nunca deve ser louvada. Porque na vida de uma azarada, mesmo quando parece impossível, as coisas ainda podem piorar.” pág. 215


 Começo de livro é um momento decisivo. Do primeiro ao quinto capitulo, eu preciso gostar de alguma coisa da história para continuar a leitura. Em Azar o Seu!, logo no segundo capitulo eu estava chorando de tanto rir, Carol me ganhou com o tiroteio e dali eu já soube que eu iria amar a história.
A narrativa é em primeira pessoa pela Bia, e é totalmente gênero Chick-lit, muito aparecido até com os livros da Sophie Kinsella,pois mesmo eu não tendo lido nenhum livro dela, já recebi inúmeras recomendações. Adorei como Carol Sabar soube retratar tudo que eu gosto é um bom livro, principalmente de Chik-lit, a protagonista é azarada e se vê em várias situações engraçadas, mas não é '' sonsa'' mesmo que nem muitas personagens femininas, Bia tem alguns defeitos porque ainda é uma personagem humana, mas existe alguns motivos por suas decisões, principalmente um certo medo de '' não se arriscar ''.
Bia, Raíssa e Guga eram inseparáveis. Adorei conhecer um pouco mais da infância dos três e um pouco de suas aventuras, como também amei o pai da Bia, por sempre apoiar e motivar a filha, mas também dá sermão quando ela é cabeça dura de mais. Fazendo com seja sim focado o romance entre Bia e Guga, mas também as amizades duradouras, e amor paterno.


''Eu não tinha um emprego, não tinha perspectiva alguma de ter. Não tinha dinheiro, apesar de muitas dívidas. Não tinha um namorado. Não tinha uma amiga.
Mas tinha um pai de verdade. E era bom reconhecer isso, o melhor antidepressivo do mundo.'' Pág.254.

 Protagonista 

Bia é definitivamente um pouco dramática. Mas todos temos um certo drama e o quanto a menina é exarada dá bons motivos para algumas lamentações. Gostei da narração, ri muito com ela e achei que a forma com a Carol escreve ótima, pois Bia nos mostrava os acontecimentos, detalhes do seu passado com Guga, e como é uma garota carinhosa e extrovertida que ainda é apaixonada pelo amigo de infância.

"Ele. O garoto por quem eu nutria uma paixão secreta, o amor da minha vida, meu amigo de infância. Ele, meu colega de classe no Conservatório Estadual de Música, o guitarrista e vocalista da banda Moscas da Sopa. Ele, de cabelos compridos abaixo dos ombros (aos 15 anos, eu tinha uma quedinha por roqueiros convictos), o irmão de Raíssa, a serenidade em forma de gente: Gustavo Vitorazzi". (p.12)


  Mocinho

Gustavo é um cara dos sonhos. Famoso fora do Brasil, compositor e cantor. Ao contrário de Bia, seguiu seus sonhos sem medo de cair das nuvens. E realmente voou alto! Sempre foi louco por Bia, e se fica triste pela garota não o reconhecer, mas mais surpreso quando ela confessa seus sentimentos em meio a um tiroteio no Rio. É sarcástico e tem ironia, mas é um cara de caráter, e teve seus motivos para se afastar do país e de Bia. A coisa que mais gostei dele é que ele luta pelo que quer. E ele quer Bia.


 Trama


Carol é demais! Ganhou lugar no palanque de minhas autoras favoritas, e me surpreendi e adorei sua escrita e seu mesclar de comédia e romance. Tanto é que vou começar o primeiro livro da autora,'' Como ( quase ) namorei Robert Pattinson ''. A leitura flui e é leve, e as situações inusitadas não são forçadas ou maçantes. A diagramação da editora Jangada ficou dez! E eu gostei muito da capa também, apesar das ilustrações não aparecerem muito com os personagens, dá um '' ar '' de um trama engraçada e romântica, que é justamente o que o livro é.
Recomendo para todos e leiam, leiam e leiam!!


BEIJOKAS,

3 comentários:

  1. Super me indicarão este livro e eu quero muito lê-lo.
    Adoro livros que me fazem rir sozinha, são os melhores. ^^

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Duda! Azar o Seu! é super indicado para altas gargalhadas =D

      Excluir
  2. Nossa, faz tanto tempo que não leio um livro que me faz rir... Estou precisando disso ultimamente, e tbm quero ler mais livros de autores nacionais, então acho que essa é uma ótima oportunidade não?
    Adorei a resenha, bem animada, assim como acho que o livro é né...
    E acho que essa Bia se parece um pouco comigo, só acho.. kkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...