[Resenha] Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet

4/14/2014



No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

''Eles tem medo de nós.
Eles tem medo de tudo.
Eles tem medo de mudança,
E nós precisamos mudar.
Eles tem medo dos jovens, 
E nós somos os jovens.''



Título : Bruxos e Bruxas ( Wish & Wizard )
Autores:  James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Páginas :    288 - Editora Novo Conceito



Desde o lançamento não vou dizer que fiquei completamente interessada na obra. A NC é uma ótima editora, mas eu tinha outros livros que eu queria adquirir e acabei deixando no '' eu não compro, mas se alguém me der eu leio ''. Esse ano peguei emprestado com uma amiga minha que tinha comprado os dois em uma promoção pelo Extra. A Capa, deste, veio amassada no meio mas eu não liguei e comecei a leitura. Confiram agora o que eu achei de Bruxos e Bruxas obra do autor aclamado James Patterson e Gabrielle Charbonnet.

Diferente.

Em muitas distopias, como Jogos Vorazes e tantos outros, o novo governo já existe e a protagonista luta pela revolução e pela mudança. Em Bruxos e Bruxas, essa chamada Nova Ordem acontece para dois irmãos de um dia para o outro. Imaginem que você teve um dia normal e no meio da noite, guardas aparecem te acusam de ser um Bruxo  ( What ? ) e simplesmente separa seus pais de você. Isso aconteceu com Whit e Wisty Algood. Separados dos pais, Whit e Wisty, entram em um universo confuso e conhecem a nova sociedade, O Único que é o Único é o mais novo '' presidente '', e todas as lideranças e afazeres é divididos por '' Únicos que fazem as coisas '' ( O Único que comanda o Exército, O Único que Julga, etc. ). Esse novo governo, não menospreza os mais pobres ou a miséria, e sim a sociedade jovem e a evolução, seria como um governo Nazista que abole os Bruxos, a magia, e tudo que pode ser fora da normalidade.
Levados para uma prisão e confusos pelas acusações de magia, Wisty tenta entender como pegou fogo quando foi capturada, e With tenta arranjar um jeito de compreender o que aconteceu com a irmã e como irá fazer para sair dali e achar seus pais. Aí é que eles aprendem que podem ser tão poderosos quanto imaginava, e que o passado dos seus pais esconde mais do que eles se quer suspeitavam. Existia magia do mundo, e o novo Governo queria matá-los por isso.

'' _ Ah, então tem coisa pior do que ser sequestrado no meio da noite, levado para a prisão, condenado á morte em um julgamento ridículo e, então, ser trancafiado em um Hospital decrépito com dois sádicos ? Vai ficar pior ? '' ( pag. 72 )

 Confesso que depois das críticas sobre Patterson e os famosos elogios, esperava um pouco mais. Primeiramente, apesar de ser diferente das outras distopias por conter fantasia, não gostei da forma em que um novo governo é abordado. A Sociedade já tinha começado a viver com a Nova Ordem, e os Algood só vão se dá conta disso quando de um dia pra noite são capturados ? Como assim ? Aí depois disso, eles começavam a criticar o que o Único fazia, e pronto ? Fico me perguntando se eles não tivesse sido capturados, se eles iriam ficar '' cegos '' para a nova Política e simplesmente ignorar. Não gostei disso.
A narração se alterna entre With e Wisty, uma coisa ruim foi que os autores colocaram os nomes muito parecidos e os capítulos que se alternavam poderiam ficar até confusos ( eu mesma fiquei boiando antes de compreender quem era o menino e quem era a menina ), tipo parava em uma narração da Wisty, vou até usar um exemplo do blog Eu Li, e agora ? :
Capitulo da Wisty : '' With escorregou no chão e eu dei risada ''
Capitulo do With ''  '' Wisty deu risada na minha cara ''
Mas mesmo assim gostei de saber a perspectiva dos dois protagonistas.
 O livro é bom, dá pra ter uma leitura fluida, e rir das ironias de Wisty ( foi umas das minhas personagens prediletas ), mas ainda fica com várias interrogações, como : Se eles são bruxos porque os poderes só apareceram agora ? Já de uma hora para a outra eles passaram de '' meros mortais '' para dois irmãos com super poderes e descobriram que poderiam fazer um monte de coisas. Foi legal, mas confuso e com pontas soltas.



 Protagonista 


Vou falar da minha favorita e uma personagem que me surpreendeu. Wisty é filha mais nova dos Algood, não tem melhores amigos ou coisas assim e viveu sempre no mundo do seu fone de ouvido. Fugia das aulas, mas de qualquer jeito era apaixonada pelos pais ( pelo irmão também, mas eles sempre tinham certas discussões típicas ). De repente, um homem entra em seu quarto, separa os seus pais de você, e enquanto tenta fazer alguma coisa, você pega fogo. Literalmente. Ela foi a primeira a descobrir os poderes, e é mais espera da dupla. corajosa, e não se deixa abater completamente com a situação. Irônica e destemida, gostei dela desde o início.



  Mocinho


Com With foi diferente. Ele era o filho certinho, ótimos nos esportes e tinha uma namorada gentil e que pra ele era perfeita. Mas, Célia desapareceu e ele ficou sem rumo, e alcoólico. Quando é capturado, seu mundo despenca mais ainda do que o desaparecimento da garota a qual era apaixonado, como um irmão mais velho, tinha que cuidar de Wisty, descobrir um jeito de se salvar e encontrar seus pais novamente. Só que, na minha opinião, With não muito bom em lidar com isso.
Ele se mostra um personagem meio burro e idiota, porque a irmã sacava as coisas, era destemida e esperta para ter os bons planos , enquanto With vai se decaindo aos poucos por não achar uma brecha para resolver todos os problemas que tinha.
Foi um personagem irritante, porque mesmo quando os autores colocavam ele para se '' centralizar '', ele acabava sendo o lerdo. Um garoto que não sabe lidar com as emoções, e um personagem que não dava pra ser irmão mais velho.

 Trama



Fiquei intrigada em na junção de magia e distopia, mas não me impressionou tanto quanto gostaria ou esperava. É uma boa trama, mas poderia ser mais desenvolvida, ainda mais se Patterson for mesmo tudo que dizem. Gostei, mas tem muitos defeitos.



'' Viva o momento. Não importa o que vai acontecer depois. ''



5 comentários:

  1. Olá, primeira vez aqui no seu blog. Olha, não sei se compro, não sei se leio este livro, pois, algumas resenhas me falam que o livro é bom, outras, me falam que o livro é ruim, aí a coisa fica difícil, então prefiro adiar a leitura, ouvi boatos de que os livros já tiveram seus direitos vendidos para uma adaptação.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, olha eu de novo, esqueci de te convidar. Tem post novo lá no blog, passa lá tem post novo.
    Abraços,
    J. A. Santos

    ResponderExcluir
  3. Não li pq não quero spoiller!
    Mas estou tão ansiosa para terminar de lançarem os livros!!
    Eu dei os dois primeiros de presente pra minha irmã! <3
    Bjoss

    PS: Te indiquei para uma tag! Depois olha lá: http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/2014/04/tag-qual-e-o-livro.html

    ResponderExcluir
  4. Quando vi esse livro tive o mesmo pensamento que vc: não vou comprar, mas se alguém me der, eu leio! E acabei ganhando ele numa promoção! :) Então vou ler, e espero gostar, mesmo já tendo visto muitas ríiticas negativas sobre a história...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente não gostei desse livro, mas mesmo assim tentei ler o Dom, mas não consegui terminar o livro, não cheguei nem na metade dele. =/

    Beijocas,

    Duda - blog Amo Livros

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...