[ Pipoca Semanal ] A Menina que Roubava Livros

2/01/2014


Título Original: The Book Thief
Gênero: Drama
Ano : 2013
Duração: 2h 11min

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).
Pode contar alguns pequenos Spoilers ( tanto do livro, quanto do filme )




Depois que eu li A Menina que Roubava Livros, ainda me lembro de quanto fiquei estática olhando e relendo a última página, quase fingindo que aquilo não foi real e que tinha mais alguma coisa pra ler . Fiquei meio que revoltada com o final, mesmo já sabendo ( pelos diversos spoilers que meu pai me contou >< ) o que iria acontecer. Algumas lágrimas caíram e eu não encontrei palavras para escrever uma resenha decente até chegar dia 31 e eu ir assistir a tão esperada adaptação.
Sophie você é uma eterna Liesel Meminguer, gente que interpretação fantástica! Não sei se todo mundo conhece a história, a trama onde a Morte conta a vida de uma menina, Liesel, filha de comunistas ( os quais eram perseguidos naquela época ), que iria ser entregue junto com seu irmão a uma família de Munique.
Durante a viajem , seu irmão já muito doente morre e ela é afastada da mãe para morar com Hans e Rosa Huberman, um casal que iria por ser os seus mais novos e tão amados pais.
Lá ela conhece Rudy, um menino de '' cabelos cor de limão '' , a qual se tornou seu melhor amigo, Max , um judeu a qual sua mais nova família irá esconder, e os livros a qual ela descobrira ser sua paixão.

A Menina que Roubava Livros : Foto Sophie Nélisse



Além da fotografia impecável e da trilha sonora magnífica ( indicação as Oscar, mais que merecida! ), o que mais marca tanto no livro, quanto no filme é o relacionamento da Liesel como os pais, Rudy e as pessoas ao seu redor, e o crescimento da personagem em si .
Com Hans, Liesel é ensinada a ler e passa a ficar a madrugada lendo com o pai , ela o adora mais que tudo e uma coisa tão fofa esse relacionamento entre pai e filha, que só faz com que o livro fique cada vez melhor. Hans Huberman é um personagem carinhoso com a filha e gosta muito de Rosa, apesar das brincadeiras, ele tem alma de criança e um corpo de adulto, e Geoffrey Rush foi uma excelente ator!



Rosa Hubeman, todos se acostumam, rabugenta e brigona ela pode ser tudo que quiserem descrever, mas ama Liesel, mesmo que não demonstre tanto. Tira broncas com Hans, e segundo Max faz '' a melhor coisa que eu já vomitei ''.
E então depois temos Rudy, um amigo leal e sincero, não gostei tanto da escolha do ator, Nico fez um ótimo papel, mas achei ele meio diferente do que imaginei, mesmo assim sua amizade com Liesel é uma dos meus favoritos , sem contar a história de menina e do Judeu, onde Max e a menina que roubava livros, percebem suas semelhanças e diferenças.

A Menina que Roubava Livros : Foto Nico Liersch, Sophie Nélisse

A Menina que Roubava Livros : Foto Ben Schnetzer, Sophie Nélisse


Enfim, cenas marcantes e pra mim, tudo que eu mais gostei no livro! Não mostra bem a parte da guerra e do nazismo ( um aviso para aqueles que esperam a ação da guerra ), mas sim uma estória de uma menina que aprendeu o poder das palavras, e uma narradora peculiar contando o que viu , A Morte tem um lugar especial no filme ( Mas, só eu que imaginava a Morte feminina ? rs Chega me espantei com a voz grossa que começou a narrar haha ) e a adaptação, apesar de que não apareceu algumas cenas que eu queria , está maravilhosa!

Interpretação : 5,0
Adaptação / Originalidade : 4,0
Trilha Sonora : 5,0



Olhos Curiosos :


  • Sophie Nélisse ( Liesel ), tem apenas 13 anos! Minha idade, gente! O.O
  • A Fox tinha comprado os direitos do livro em 2006, mas foi só em 2013 que as gravações começaram a rodar ? O.o
  •  A Trilha Sonora de A Menina que Roubava Livros foi indicada ao Oscar , confira a trilha abaixo produzida por John Willians :
Top Músicas da Trilha Sonora do Filme A Menina Que Roubava Livros




4 comentários:

  1. Eu assisti o filme no final de semana e achei lindo, emocionante, gostei bastante, agora preciso dar um jeito de pegar o livro. Adorei a trilha sonora e acho que realmente mereceu a indicação ao Oscar.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler, Lizi! As adaptações estão ganhando fama e conquistando milhares de fãs, mas pra mim o livro sempre vai ser o melhor!

      Excluir
  2. Florzinha,

    essa tb foi a minha última postagem no blog. Gostei do filme, senti falta de algumas coisinhas, mas posso dizer que o filme me surpreendeu muito. Fiquei emocionada. A atuação dos atores foi impecável, o figurino também. Só achei que eles poderiam ter usado mais o contexto histórico.,

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui morrendo de vontade de assistir, mas no cinema não vai ser possível :(
    Triste, Triste...
    Biejinhos,
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para a gente!
Deixe seu blog para que possamos retribuir a visita =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...